Artigo: O que é o 'Lean Seis Sigma'?
- Roberto Costa & Eduardo Salles [ Leitura de
- 17 de jan. de 2017
- 2 min de leitura


Podemos entender o Lean e o Seis Sigma como duas sistemáticas de gestão, as quais, integradas, denomina-se Lean Seis Sigma. Esta combinação, abrangente e poderosa, destina-se a corrigir, melhorar e tornar competitivos quaisquer processos industriais, comerciais ou de serviços. Seus principais usuários são empresas privadas – pois vivem num ambiente competitivo: o mercado –, mas servem também a instituições não governamentais e órgãos públicos vinculados aos três poderes, nas três esferas de governo.
Tanto o Lean quanto o Seis Sigma foram desenvolvidos em ambientes industriais, o que faz muitas pessoas acreditarem – dentre aqueles que já tiveram algum contato – que só servem para fábricas, produção etc. Sem dúvida que eles se encaixam como uma luva neste setor, mas sua capacidade de auxiliar na solução de problemas empresariais é tão grande que há muito tempo eles deixaram o chão de fábrica e seu uso é aproveitado em outros setores – como comércio e serviços. Mostraram-se tão relevantes que, curiosamente, invadiram também o topo da hierarquia empresarial, servindo à elaboração ou reelaboração de estratégias das empresas.
Enquanto o Lean enfatiza o aumento da velocidade dos processos e a redução drástica de tudo que não possui valor, o Seis Sigma permite aprofundar a solução de problemas e a redução da variabilidade que tanto impactam a qualidade.
Mas, especificamente, para que serve o Lean Seis Sigma?
Para reduzir tempos de um processo (seja ele de venda, de compra, de produção, de prestação de serviços etc.)
Para reduzir custos em qualquer processo sem perder a qualidade
Para melhorar a qualidade de um produto ou de um serviço*
Para reduzir paradas de máquina ou interrupções de serviços
Para reduzir erros que provocam reclamações de clientes, perda de dinheiro e desgastes de imagem
Para eliminar características (de produtos ou de serviços) que os clientes não valorizam e apenas geram custos
Para incluir características que seus produtos ou serviços já deveriam ter, sem aumentar mais os custos
Para reduzir estoques de materiais, inventários em processo e problemas com materiais
Para permitir redução de preços de produtos ou serviços sem perda de margem
Para reduzir a variabilidade de processos (de produtos ou de serviços), provendo mais confiabilidade
Para selecionar projetos (de produtos ou serviços) realmente relevantes para as metas estratégicas da empresa
Para envolver todas as pessoas da empresa, nos diferentes setores e níveis, visando resultados profundos
Para fornecer autonomia e motivação às pessoas para resolver imediatamente o que está ao seu alcance resolver
Para eliminar o retrabalho, as tarefas sem sentido e o desperdício em todas as suas formas e disfarces
Para acelerar a velocidade de processos, de desenvolvimentos e de lançamentos de novos produtos ou serviços
e para outras, muitas outras aplicações
Se alguma dessas aplicações faz sentido para você, em sua empresa, contate-nos – sem qualquer compromisso – para conhecer um pouco mais do Lean Seis Sigma e de algumas de nossas experiências ajudando empresas a se tornarem mais competitivas.
(*) Para entendimento simplificado, utilizamos os termos mais usados "produtos e serviços", embora consideremos mais adequado "bens e serviços" (pois "produtos" já englobariam bens tangíveis e serviços intangíveis). Por quê? Entendemos que, mais importante que alguma precisão conceitual, é o entendimento da mensagem e seus resultados potenciais.